sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dicas para o Tratamento de Piscinas


Compre produtos para o tratamento de sua piscina na loja virtual da Piscinas Jundiai www.piscinasjundiai.com.br

O que significa PPM?
Parte por milhão de água. É recomendado que o cloro disponível na água esteja acima de 1.5 ppm, ou seja, deve haver 1.5 gramas de cloro para cada mil litros. Menos que isso é risco, uma falsa economia que só traz prejuízos para a saúde.
  
Para que servem os diversos tipos de cloros?
Os cloros servem para eliminar as sujeiras (micro-organismos) que não são visíveis a olho nu. Os micro-organismos como bactérias, fungos e outros, causam as mais diversas doenças. A cloração oxida a matéria orgânica presente na água e evita também que outras impurezas como algas, se instalem na água e tornem-se visíveis, afetando o seu bom aspecto e colocando em risco a saúde de sua família.
  
O que é alcalinidade?
Alcalinidade é um parâmetro que mede a quantidade de espécies químicas que são capazes de neutralizar ácidos. O valor ideal em piscinas é de 80 a 120 PPM. Para medir a alcalinidade da sua piscina, use Fita Teste.
  
Qual a importância da alcalinidade na água da piscina?
A alcalinidade mantém o pH da água estável, assim tendo uma ação melhor dos produtos químicos e evitando irritações.

Quais os problemas que posso ter na água se não corrigir a alcalinidade?
Alguns problemas são: pH sempre desajustado, turvação da água, incrustações, gasto excessivo de cloro e outros produtos, irritações na pele e nos olhos.

Qual a frequência que devo medir a alcalinidade da piscina?
Em piscinas com grande concentração de pessoas o correto é quinzenalmente, quando houver mudança de água ou chuva muito intensa. Em piscinas residenciais pode ser feita mensalmente.

Quais os produtos que devem ser usados e quais os procedimentos de limpeza para uma piscina de fibra ou vinil, nova?
As piscinas devem receber basicamente os cuidados importantes como: correção de pH, cloração e filtração. Os produtos devem ser previamente dissolvidos num balde contendo água, devendo ser distribuída a solução por toda a piscina. A limpeza deve ser feita diariamente em volta da piscina recolhendo folhas e outros materiais que possam vir a causar algum transtorno no tratamento. Quanto aos produtos químicos, temos que controlar o pH sempre que estiver fora da faixa ideal de. 74 a 7.6 e a alcalinidade, deve ser monitorada pelo menos uma vez por mês, o valor ideal é de 80 a 120 PPM. Utilize Cloro regularmente conforme instruções da embalagem. Indicamos também o uso regular do clarificante para manter sua piscina cristalina. O uso de algicidas vai eliminar e prevenir as algas, micro-organismo que deixam à água verde.
  
Com que frequência deve-se medir os níveis de pH e cloro da água da piscina?
O correto seria diariamente, mesmo que a piscina não esteja em uso. Pois sem este controle, sua piscina ficará desprotegida contra bactérias, e isso poderá causar riscos de infecções.  

Por que devo usar cloro no tratamento da água da piscina?
A utilização de cloro em água de piscina é essencial para assegurar a proteção contra bactérias causadora de doenças. Uma água parada e sem tratamento é fatalmente contaminada.

Pode-se usar ao mesmo tempo o cloro e algicida?
Quando se usam algicidas de choque ou manutenção, não podemos usar em seguida da aplicação do cloro, portanto, dê um intervalo de, no mínimo, 8 horas, pois nessa mistura anula-se a ação algicida (matar algas) além de se formar um novo elemento químico (hidróxido de cobre) que pode vir a manchar sua piscina. Deve-se ressaltar que o Algicida fibra e Vinil podem ser utilizados em conjunto com o cloro.
  
Todo cloro deve ser dissolvido num balde contendo água?
Sim. É recomendado dissolvê-lo antes, pois em alguns tipos de piscinas como as de fibra ou vinil estão propensas às manchas se o cloro for jogado diretamente. O essencial é dissolvê-lo e jogá-lo em medidas iguais em todos os cantos da piscina.
  
Quando a água fica verde, o que está ocorrendo e o que deve ser feito?
Esta situação caracteriza a super infestação por algas. Existem dois processos para combaterem as algas. O primeiro é o tratamento de choque por cloração que, consiste na correção do pH, na escovação das paredes e no fundo da piscina e a dissolução do Cloro num balde contendo água limpa, com as medidas especificadas no rótulo do fabricante. A solução deverá ser distribuída por toda a piscina, deixando-a decantar até o dia seguinte. Então, aspirar cuidadosamente o fundo com o filtro ligado na posição DRENAR.

O segundo processo é tratamento de choque por algicida que consiste na correção do pH usando o produto adequado á situação, na escovação das paredes e no fundo da piscina e, a dissolução em um balde com água com as medidas especificadas no rótulo do fabricante. Deixe decantar e, na manhã seguinte, aspire cuidadosamente o fundo da piscina com o filtro ligado na posição de DRENAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário